fundo site.jpg

Acuerdos Internacionales

UNAI__LOGO_high_S.png
ONU.png

UNIRIO se convirtió, en mayo de 2021, en miembro oficial de Impacto Académico de las Naciones Unidas. También conocida por el acrónimo Unai, la iniciativa tiene como objetivo alinear las instituciones de educación superior e investigación con los principios de las Naciones Unidas.

Los tres grupos focales de la iniciativa en UNIRIO serán coordinados por el profesor Celso Sánchez, de la Facultad de Educación y la  Grupo de Estudios Ambientales desde el Sur ( Geasur ) y  por las profesoras María Villarreal y Enara Echart Muñoz, del Programa de Posgrado en Ciencias Políticas (PPGCP) y del  Grupo de Relaciones Internacionales y Sur Global (Grisul).

Obtenga más información en: http://www.unirio.br/news/unirio-se-torna-member-do-impacto-academico-da-onu

Universidad_del_Tolima_Logo_forma_2.png

Diplomado de Formação Ambiental Cidadã - Colômbia
Modalidade virtual - 2021


Organizado pelo Comitê Ambiental em Defesa da Vida de Tolima (Colômbia), a Corporação SOS Ambiental, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Tolima, através da Cátedra Ambiental “Gonzalo Palomino Ortiz”. A formação ambiental cidadã como um processo de capacitação aberto e gratuito.


Os Diplomados conseguem manter a participação da comunidade num processo contínuo de formação ambiental que promove a participação dos cidadãos nos processos de ordenamento dos territórios, a conservação-proteção do patrimônio ecológico-cultural e o respeito pela natureza como elementos necessários para o bem viver das comunidades e dos territórios.

 

Essa formação comunitária para a defesa do território conta com o apoio do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sul (GEASur), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, que oferece um curso virtual de Ecologia Política de base comunitária, com o propósito de fortalecer a perspectiva do pensamento latino-americano e os tecidos do conhecimento científico e do saber popular. A participação do GEASur ocorre no Nível 3, no Diplomado em Natureza e Cultura: Desafios sociais para a construção de lideranças territoriais.

Diplomado Internacional en Pensamiento Ambiental
Modalidade virtual - 2021


Organizado pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Tolima, através da Cátedra Ambiental “Gonzalo Palomino Ortiz”.


O Diplomado Internacional em Pensamento Ambiental "Cátedra Gonzalo Palomino Ortiz" da Universidade de Tolima na Colômbia: "LUTAS SOCIAIS, CONFLITIVIDADES E TERRITORIALIDADES: LEITURAS DESDE O SUL GLOBAL", foi concebido como uma estratégia de projeção social para a formação ambiental e intercâmbio de experiências e saberes desde as alternativas ao desenvolvimento. A formação virtual foi realizada entre os meses de março a outubro de 2021.


Este trabalho foi realizado de forma articulada entre o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur), o grupo Territórios em Conflito do País Basco e o grupo Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Território “Yuma íma”, o grupo de investigação em educação ambiental GEA, o coletivo da Cátedra Ambiental GPO da Universidade de Tolima - Colômbia. O curso contou com a presença de palestrantes de diversos países: Brasil, País Basco, Moçambique, Portugal, Equador, Argentina e Colômbia.

Logo Narino.png